Marketing Digital Para Iniciantes | 7 Táticas Principais

Marketing Digital para Iniciantes

Para começar, vamos esclarecer o que é marketing digital e o que ele não é!

Muitas pessoas confundem o marketing digital com negócio digital. Essa confusão de achar que trabalhar com marketing digital é o mesmo que ter um negócio online é muito comum.

Pense da seguinte maneira, tire a palavra digital destes termos e o que sobre é a palavra marketing e a palavra negócio, marketing e negócio tem o mesmo significado pra você? Eu acho que não, e nem poderia, sendo que o marketing é digamos que um braço de um negócio.

Um negócio, uma empresa possui vários setores, setor administrativo, produção, comercial, e o marketing é um braço do setor comercial juntamente com vendas, e tá ai outra coisa que você não pode confundir: marketing com vendas.

O marketing é o cara que conecta o seu cliente potencial com o seu produto e vendas é o cara que efetiva as vendas a partir das oportunidades geradas pelo marketing.

Quando você tem uma EUpresa, que geralmente é o caso de um negócio digital, pelo menos no começo, você acaba fazendo marketing e vendas como se fosse uma coisa só, e muitas vezes a gente se refere a isso como sendo uma coisa só, mas é importante conhecer estas diferenças para quando o seu negócio crescer você saber dividir estas atividades.

E também se tratando de negócios digitais, o marketing digital se confunde porque ele é o grande coração do seu negócio, a principal engrenagem.

E como no mundo digital as vendas, principalmente de produtos, são realizadas de forma automática após o marketing, a promoção do seu produto, isso faz com que a gente pense que fazer marketing é vender… quando na verdade o fazer marketing é basicamente promover…

Mas se você vende serviços, por exemplo, fica mais fácil de separar a atividade de promoção da atividade de vendas.

Você sabe que para fechar uma venda de um serviço para um cliente online é necessário um passo além da promoção realizada pelo marketing, dessa forma fica mais fácil entender porque estas são atividades distintas.

É importante você conhecer estes conceitos para conseguir entender melhor o marketing digital e conseguir separar marketing digital de vendas e de negócios.

Agora que você já sabe que Marketing Digital não é negócio digital e nem vendas, vai ficar mais fácil de você entender os conceitos que nós vamos ver aqui.

O marketing digital possui várias estratégias que auxiliam em sua missão de encontrar seu cliente ideal e promover seu produto a ele.

E algumas das principais táticas usadas no marketing digital são:

1. Marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo que é a criação e distribuição de conteúdo com o objetivo de fazer com que as pessoas te conheçam, como objetivo de gerar visitas para o seu site ou blog, gerar cadastros na sua lista de emails e também atrair clientes potenciais através dos seus canais de mídia, que é onde você publica este conteúdo.

O conteúdo pode ser em forma de artigo, imagem, ebooks e até áudio.

2. Marketing nas redes sociais

Marketing nas redes sociais é basicamente promover sua marca e conteúdo nos seus canais de mídia social, também com os mesmos objetivos de gerar visitas, cadastros e atrair clientes potenciais.

3. E-mail marketing

O e-mail marketing é responsável por gerar comunicação a fim de criar um relacionamento seu, ou da sua empresa com clientes potenciais que se cadastraram na sua lista de emails, que no marketing digital chamamos de leads. Através do email você pode enviar conteúdo de qualidade, promoções, eventos e muitas outras ações a fim de criar relacionamento e realizar vendas.

4. Anúncios pagos

É uma forma de atrair clientes potenciais pagando por cliques ou visualizações que você tem em seus anúncios. As pessoas que clicam em seu anúncio podem ser atraídas para uma página de vendas ou simplesmente para conhecer melhor a sua empresa.

As plataformas mais usadas no marketing digital para fazer anúncios pagos são o Facebook Ads que é a plataforma de anúncios do Facebook onde você cria anúncios para os usuários desta rede social e também do Instagram, que pertence ao facebook; e também tem o Google Ads, onde você pode fazer anúncios para aparecer nas pesquisas, em sites parceiros do google pela plataforma Adsense, e também anúncios de video no Youtube.

Ambas as plataformas são eficientes, mas é importante saber quando usar uma ou outra. Aqui você poder ler um artigo onde falo sobre estas diferenças.

Se você tem vontade de aprender a anunciar nas redes sociais, conheça o nosso treinamento completo em anúncios para Instagram e Facebook.

5. SEO

SEO do ingles significa Search Engine Optimization, em português: otimização para mecanismos de busca. Fazer SEO é otimizar o seu site ou blog para aparecer nas buscas do google, yahoo, bing, etc… isso te ajuda a ter mais visitantes de forma gratuita no seu site. Visitantes vindos de forma gratuita são chamados de “orgânicos” no marketing digital. No nosso canal no Youtube tem um video chamado “Dicas de SEO para Blogs – Como AUMENTAR AS VISITAS do seu blog e DOMINAR o ranking do GOOGLE” onde eu falo sobre como otimizar o seu blog e conseguir aparecer nas buscas do google e outros mecanismos.

6. Marketing de Afiliados

Também temos um vídeo explicando mais a fundo sobre marketing de afiliados no canal, mas em resumo, o marketing de afiliados é uma forma de você promover o produto de outra pessoa ou empresa com objetivo de ganhar uma comissão pelas vendas, é como se você fosse um revendedor, mas online.

7. Web Analytics

Refere-se a análise de dados que você precisa fazer para saber quais resultados as suas estratégias de marketing estão trazendo. Se você fizer marketing e não puder medir seus resultados como você pode saber quais atividades estão valendo a pena e quais estão precisando de mais esforço e atenção não é mesmo?

A grande vantagem do marketing digital é você poder analisar seus resultados em tempo real, saber quantos visitantes estão no seu site, quantas pessoas clicaram em seu anuncio, quantos abriram o seu email.

A principal ferramenta para análise de dados é o Google Analytics, uma ferramenta super poderosa e gratuita do google que é imprescindível para qualquer um que trabalhe com marketing digital.

Estas 7 táticas são basicamente as principais atividades do marketing digital.

É claro que não se resume a isso, afinal dentro de cada uma destas atividades você vai encontrar inúmeras estratégias para atingir um determinado objetivo, e por isso é importante que se você está começando no marketing digital você estude sobre estas táticas e elas vão te levar às outras… e aos poucos você vai se aprofundando e conectando os pontos.

Estas são as principais táticas do marketing digital, não são todas, mas são as que eu considero mais importantes para quem esta começando.

Se você gostou deste artigo ou ainda tem alguma dúvida, deixa seu comentário!

Aproveite também e compartilhe nas suas redes sociais pra que outras pessoas possam ter acesso a este conhecimento.

Até mais!

8 Comentários em "Marketing Digital Para Iniciantes | 7 Táticas Principais"


  1. Gosto muitos da forma a qual vocês abordam e explica os seus conteúdos!
    Em um melhor momento ( próximo ) estarei adiquerindo seus cursos, pós no momento está oso pra mim kkkkkkk
    Mas tempos melhores virão !!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.