O que é Marketing Digital? Conceitos essenciais

marketing digital

Por definição, o marketing digital é o nome dado ao marketing que é realizado online onde as empresas utilizam canais digitais como buscas do google, mídias sociais, emails, aplicativos mobile, websites e blogs para se conectar com seus prospectos.

O fato é que a forma com que as pessoas compram já não é mais a mesma de 10 anos atrás. O consumidor hoje está muito mais exigente com relação a adquirir um produto ou serviço.

O marketing tradicional já não é tão efetivo como era no tempo em que a televisão era a mídia que atendia a maior massa.

A internet simplesmente mudou a cultura das pessoas com relação às empresas e seus produtos de uma forma que não tem volta.

O que dizem as pesquisas…

A estimativa de crescimento em investimentos em publicidade digital, segundo a pesquisa IAB Brasil para 2017 é de 26%, sendo que o crescimento de 2016 foi projetado em 12% mas obteve 26% (11,8 bilhões reais gastos em midias digitais), veja na imagem a seguir, sendo assim podemos acreditar que o crescimento será ainda maior que a projeção para 2017.

Investimento em marketing digital
Investimento em marketing digital – IAB Brasil

Ainda segundo a pesquisa, a projeção para 2017 é de 14,8 bilhões de reais, sendo que 15 bilhões é equivalente a 1/3 (um terço) do investimento em publicidade do país.

Estratégias do Marketing Digital

O marketing digital possui inúmeras atividades de marketing que são suas estratégias e táticas com o fim de atrair mais clientes.

Vou listar aqui algumas das mais comuns.

Busca Paga

A busca paga também é conhecida como PPC, ou pay-per-click, que em português é pagar pelo clique.

Ela consiste em você pagar para aparecer nas SERPs (resultados das páginas de busca).

Veja na imagem abaixo um exemplo dos resultados de busca paga no Google.

Busca PPC Estratégia de Marketing Digital
Busca PPC Estratégia de Marketing Digital

Veja que os primeiros resultados nas buscas são PPC.

Estes resultados aparecem conforme os termos pesquisados, estes termos são escolhidos pelo anunciante quando ele cria o anúncio na rede de pesquisa do Google Adwords para atingir uma audiência específica.

Chama-se PPC pois cada clique recebido neste anúncio irá gerar um custo para o anunciante, este custo é relacionado ao valor do termo escolhido que por sua vez tem seu valor definido com base no tamanho da concorrência para o termo.

O PPC é bastante efetivo para muitos tipos de empresas e segundo pesquisas, as primeiras posições nas SERPs tem uma taxa de cliques de 34,36%.

Leia este artigo para saber qual plataforma de anúncios é mais indicada para seu negócio.

SEO – Search Engine Optimization

Em português, Otimização para Mecanismos de Busca.

É o processo de otimizar o conteúdo do seu blog ou website e também seu código para que ele se posicione no topo das SERPs.

Diferente do PPC, o SEO te ajuda a aparecer nos primeiros resultados das SERPs de forma orgânica, natural, para determinados termos.

Mas não é tão simples assim.

Para otimizar seu blog para aparecer bem posicionado nas buscas orgânicas você vai precisar de um grande esforço, principalmente para os termos mais concorridos, afinal, as posições na primeira página do Google são poucas.

Segundo pesquisas do Google, 94% dos usuários não chegam nem a ver a segunda página das buscas.

Isso significa que um bom posicionamento fica no topo da primeira página, de preferência acima da dobra.

O SEO também é visto como um conjunto de boas práticas no marketing digital, ele reforça a necessidade de um website com estrutura e navegação bem construídos e fáceis de utilizar.

Marketing de Conteúdo

Esta estratégia de marketing digital é fundamental para a construção de uma marca sólida online.

Além de auxiliar seu blog/site a aparecer nos mecanismos de buscas ele serve para auxiliar e guiar as suas atividades de marketing.

Criar conteúdo que entregue valor e seja educativo para seu público é ideal para atrair a sua audiência. Oferecer conteúdo relevante vai fazer com que a sua audiência te veja como uma fonte de informações valiosa e vai fazer eles voltarem.

Isso tudo facilita a criação da relação com seu cliente em potencial, que é a chave para um bom marketing digital.

Quer saber mais sobre marketing de conteúdo? Leia este artigo.

Marketing de Mídias Sociais

Nos dias de hoje as pessoas estão utilizando as mídias sociais não só para se entreter, mas para saber mais sobre as marcas e se relacionar com elas.

Postar conteúdo relevante nas midias sociais vai atrair milhares de clientes em potencial para seu negócio e dar a eles a oportunidade de te conhecerem melhor.

Antes das mídias sociais, pequenas empresas possuiam um potencial de conhecimento das massas muito pequeno, pois as midias tradicionais são muito custosas.

Mas hoje com esta ferramenta, qualquer pequeno negócio tem a mesma oportunidade das grandes empresas.

Email Marketing

O email é uma das mais antigas ferramentas da internet e ao contrário do que muitos pensam, ele está longe de acabar.

Ele continua a ser uma forma efetiva de se comunicar com um prospecto com informações importantes dentro do marketing digital.

No entanto não basta simplesmente enviar emails aleatórios. É importante observar as boas práticas.

Estratégias de engajamento devem ser aplicadas a cada copy de cada email que você escrever.

Eles devem ser interessantes, relevantes, informativos, entretenedores, confiáveis e estratégicos.

E por fim, deve ser em tom de conversa.

Nada de enviar emails assinados por empresa, as pessoas buscam contato com pessoas, então seja uma pessoa do outro lado.

Mesmo que você esteja falando por uma empresa, sempre tenha uma pessoa que assine os emails e esteja pronto para ter uma conversa real com o cliente.

Leia este artigo com 50 dicas para melhorar seus resultados com email marketing.

Mobile Marketing

O uso de dispositivos móveis tem crescido exponencialmente nos últimos anos e isto não pode ser ignorado. Eles se tornaram parte de nossas vidas.

Por isso é vital que saibamos nos comunicar através deste canal.

Existem muitas formas de fazer marketing digital para mobile. No Facebook Ads, por exemplo, você pode escolher fazer anúncios somente para pessoas que acessam o Facebook pelo celular.

E acredite, dependendo do seu mercado de atuação, anúncios para celular podem ser mais efetivos que anúncios para desktop.

Eu recomendo fazer um teste por cerca de uma semana e ver os resultados.

Recentemente ao realizar uma campanha de vendas para uma cliente, eu descobri que a maior parte do público dela acessa a internet pelo celular.

Descobri isso através dos anúncios no Facebook Ads, onde mais de 90% dos resultados de conversão eram vindos de dispositivos móveis.

Outra razão pela qual é importante observar isso é que a página que vai receber o visitante precisa ser otimizada para dispositivos móveis, senão você pode perder muitas conversões.

Automação de Marketing

Nada mais é que automatizar cada tarefa repetitiva das suas campanhas de marketing digital.

Tarefas como envio de emails são essenciais que sejam automatizadas, afinal, você não pode enviar manualmente um imã digital cada vez que alguém preencher seu formulário, certo?

Estas tarefas de automação podem ser realizadas por inúmeras ferramentas, e hoje é muito utilizada através de serviços de email marketing que integram ambas as ferramentas de envio de emails e de automação dos mesmos.

Conclusão

O marketing digital possui inúmeras estratégias que somam-se a outras, que derivam, que auxiliam nos resultados.

Listei aqui somente as mais comuns, pois do contrário este artigo que no momento está com 2013 palavras ficaria dez vezes maior, rs.

Mas o mais importante você obteve aqui. Busque conhecer cada estratégia a fundo e você encontrará muitas formas de aplicar no seu negócio.

O que eu gosto do marketing digital é o seu custo benefício.

Qualquer pequeno negócio pode fazer parte desta grande máquina e obter uma fatia deste bolo.

Me parece muito justo.

😉

O que você acha?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.