8 Dicas de SEO para blogs que vão melhorar seu posicionamento hoje

SEo para Blogs

Sabemos que o SEO para blogs é extremamente importante se você tem a pretensão de crescer online. No entanto é importante que você evite os maus hábitos e comece a adotar as boas práticas que realmente funcionam.

Quando digo mais hábitos, me refiro a trabalhar simplesmente jogando coisas ao vento como quem espera que por sorte alguém chegue ao seu blog.

Isso é trabalhar sem objetivo, e sem objetivo você não vai chegar a lugar algum.

Quando você faz SEO para blogs utilizando as boas práticas, não tem erro. É um trabalho que a médio prazo vai ser o principal fator de crescimento do seu blog, pode estar certo disso.

Para te ajudar com isso, criei uma lista com algumas dicas de SEo para blogs que eu uso e considero importantes para você aplicar hoje.

1 – Otimize os elementos on-site em seu blog

Nem preciso falar da importância dos títulos no seu blog, as famosas tags H1, H2, … estão sempre no topo das dicas de SEO para blogs e não é para menos.

As tags de títulos auxiliam os mecanismos de busca a entender melhor o seu texto.

Já as meta descriptions, embora não sejam mais fator de ranqueamento, também tem a sua importância no SEO para blogs.

Elas aparecem nas SERPs e servem como CTA para atrair cliques, por isso é importante que você utilize seus dons para criar copys atrativas nas meta descriptions dos artigos em seu blog.

Estes dois elementos, títulos e meta descriptions devem sempre estar presentes em todas as páginas do seu blog, e sempre otimizados.

Lembrando que títulos muito curtos ou muito longos podem prejudicar seu SEO.

Outros fatores que influenciam no SEO de uma página são:

  • Extensão do conteúdo – há quem diga que conteúdo com 800 palavras é o bastante, outros defendem que 2000 palavras é o ideal, eu mantenho minha média em 1300 palavras por post e acredito ser o suficiente, cabe a você usar de bom senso e testes na hora de entregar conteúdo de valor para sua audiência.
  • Links internos e externos – use links em seu conteúdo para outros sites e também para outros posts no seu blog.
  • Listas – Usar conteúdo em lista auxilia seu post no quesito legibilidade, ou seja, facilita a leitura, isso influencia em fatores de SEO e também reduz a probabilidade de aumento na taxa de rejeição em seu blog.
  • Imagens – Utilize imagens com os atributos “alt” e “title” contendo as palavras-chave do seu artigo. Além de melhorar a legibilidade, auxilia no SEO para blogs.
  • Formatos de texto – Além dos títulos, sempre que pertinente utilize outras formas de diferenciar trechos de textos como por exemplo, usando “quotes” que equivale a “citação”.
    O Wordpress já possui este recurso nativo no editor de textos, basta selecionar o texto e clicar no botão.dicas de seo para blogs

2 – Melhore a velocidade de carregamento do seu blog

A velocidade com que seu site é carregado quando um visitante chega é um fator crucial para qualquer website ou blog que queira ser bem sucedido.

Segundo pesquisas é comprovado que um visitante não está disposto a aguardar mais que 5 segundos pelo carregamento de um blog.

Além de ser um fator crítico para ranqueamento, também gera uma alta taxa de rejeição do seu blog.

Algumas dicas para evitar esta dor de cabeça são…

Use plugins que otimizam o código

Um fator que reduziu pela metade o tempo de carregamento deste blog que vos fala, foi o uso de um plugin chamado Speed Boster Pack, este plugin executa várias tarefas de otimização no código do seu blog, como por exemplo, mover os scripts JS para o final da sua página, isso faz com que estes scripts carreguem depois da interface do seu website.

Neste blog, ele reduziu o tempo de carregamento pela metade. Por isso recomendo.

Mas você quando for usar, recomendo que vá ativando cada opção do plugin de uma vez, e testando seu blog. Alguns temas podem ter problemas com a mudança dos scripts e ter algumas funcionalidades desativadas.

Compressão de Imagens

É importante sempre observar o tamanho das imagens que carregamos no nosso blog. Apesar de o WordPress criar tamanhos reduzidos ele não as comprime.

Comprimir uma imagem é reduzir seu peso em KB sem perder a qualidade de visualização.

Você pode fazer isso utilizando recursos de programas de edição de imagem como Photoshop, ou pode usar outros recursos como plugins.

Eu recomento e uso o plugin WP Smush, que comprime automaticamente as imagens, além de sempre otimizar através do Photoshop também.

Tema

O tema que você utiliza em seu blog pode prejudicar muito a sua performance.

Existem alguns temas super legais mas que são um chumbo e levam seu blog lá para baixo na velocidade de carregamento.

Por isso procure sempre usar um tema simples, sem efeitos, que sejam objetivos e pronto.

Não queremos dificultar a vida do nosso visitante e sim facilitar. Neste caso, menos é mais.

Servidor

Mais importante que compressão, temas e plugins, a escolha do seu provedor de hospedagem é de longe o fator mais relevante no carregamento do seu blog.

Como em qualquer outro negócio, a qualidade é relativa ao preço.

Então não acredite em servidores que oferecem tudo ilimitado por um preço muito baixo, pois este preço baixo pode te custar a sua audiência.

Google PageSpeed

Para saber a performance do seu website com relação ao código, utilize esta ferramenta gratuita do Google. Ela me ajudou muito na otimização deste blog.

Além de mostrar a qualidade do carregamento da sua página ele também mostra como você pode resolver os problemas otimizando seu blog.

GTMetrix

Esta é outra ferramenta que vai mostrar as métricas de performance do seu website.

Diferente do Google PageSpeed, esta ferramenta analisa fatores além do código.

Use uma CDN – Content Delivery Network

CDN é uma rede de servidores que entregam conteúdo estático em cache de websites para os usuários com base na sua localização geográfica.

Isso faz com que seu servidor receba menos requisições pois o conteúdo que está sendo visualizado pelos usuários é conteúdo armazenado nos servidores CDN, sendo assim seu site funcionará mais rapidamente.

Eu uso e recomento o Cloud Flare que possui um plano gratuito que já é melhor do que nada 😉

3 – Otimize cada artigo para uma palavra-chave

Procure sempre escrever seus artigos em torno de uma única palavra-chave.

Para deixar isso claro aos mecanismos de busca, use esta palavra chave por várias vezes dentro do texto, mas sempre de forma coerente.

Use ela nos títulos sempre que possível.

Use nos links e nos atributos das imagens.

4 – Tenha uma Política de Privacidade e Termos de Serviço

Ter ou não ter estas páginas em seu blog pode não ser fator de raquenamento diretamente, no entanto é recomendado como uma boa prática de SEO para blogs e websites nas políticas de publicidade do Google Adwords e Facebook Ads.

Além disso, faz com que seu blog pareça legítimo e confiável aos olhos do seu visitante.

5 – Tenha botões de compartilhamento social bem visíveis

Utilize um plugin de compartilhamento social em seu blog. Configure para que ele esteja sempre visível.

Observe que neste artigo que você está lendo em algum lugar da página existe com certeza uma forma de compartilhamento.

O compartilhamento social é hoje uma das principais fontes orgânicas de tráfego na internet e a sua presença nas redes sociais será um fator relevante para SEO.

6 – Use o Google Search Console para descobrir problemas com títulos

Segundo o Google, seus títulos precisam ser “descritivos e concisos”, mas se seu blog já é antigo ou cresceu muito rápido, é possível que ele tenha algumas páginas sem tags de títulos, tags genéricas ou pode possuir títulos duplicados.

Para encontrar estes problemas, procure no seu Google Search Console em Aspecto da Pesquisa > Melhorias de HTML.

Dicas de SEO para blogs erros de html

7 – Tenha certeza que seu blog é responsivo

O que é um blog responsivo?

Nada mais é do que um blog cujo layout se adequa bem a qualquer dispositivo, ou seja, se você abre no seu celular, ele fica perfeito, se você abre em um tablet também, e por ai vai.

É muito fácil de encontrar hoje em dia um tema para blog que seja responsivo, mas ainda existem alguns que não são, por isso leve em conta na hora de escolher um para seu blog.

Na dúvida, teste em seu próprio celular ou tablet.

Para saber a velocidade de carregamento use o Google PageSpeed, que mede a velocidade tanto para desktop, quando para mobile.

Dicas de seo para blogs page speed google

8 – Use um design clean e fácil de navegar

Muito do profissionalismo que você passa para seu visitante vem do design do seu blog ou website.

Por isso procure usar um tema que seja simples e objetivo.

O importante é o conteúdo, ele precisa estar em destaque na sua página. Além é claro, dos CTAs que precisam de posições privilegiadas para uma boa conversão.

Conclusão

Os fatores relevantes para SEO são inúmeros, mas eu procurei destacar aqui alguns mais abrangentes e que podem ser determinantes para a retenção da sua audiência.

Qual dica você acha que poderia acrescentar a estes fatores?

Compartilhe nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.